OFICINAS
O ator diretor
Ministrante: Breno Sanches
Essa oficina propõe desenvolver de forma prática alguns dos fundamentos da direção, seja para o diretor atingir seus objetivos, seja para o ator melhorar sua desenvoltura no palco a partir de uma maior percepção do espaço cênico. Serão abordadas técnicas de comunicação que ajudarão o “ator diretor” a ganhar uma maior liberdade na criação. Serão abordados alguns pontos como: composição, movimentação e improvisação.
Corpo criativo do ator
Ministrante: Roberto Rodrigues
A oficina permeia fundamentos da expressividade corporal para ator em cena. Tais fundamentos formam um ensemble de técnicas pesquisadas pelo ator Roberto Rodrigues junto a Cia Teatral Milongas. A consciência corporal é chave mestra para um corpo criativo, a partir dela o corpo se torna potente para cena, podendo se expressar em qualquer temática. O ator deve ter o corpo como ferramenta principal para a construção da cena, é no corpo que nasce todo e qualquer sentimento, toda e qualquer imagem, e é pelo corpo que o texto — sendo dito ou não — reverbera no espectador.
Histórias Sonoras
Ministrante: Matheus Rebelo
A oficina se designa a explorar os recursos de uma contação de história, com ênfase nas possibilidades de sonorização da mesma.
Ao se contar uma história, ela não se materializa por completo em frente ao espectador. Por outro lado, diversos elementos dão sugestões do que acontece e, principalmente, de como acontecem os fatos que compõem sua ação. Nesse quesito, os elementos sonoros desempenham um importante papel, pois eles não apenas podem sugerir uma ação como também podem instaurar o clima que envolve a história, sendo assim, um grande aliado da imaginação do espectador.
Palhaçaria
Ministrantes: Breno Sanches / Roberto Rodrigues
A oficina visa estimular o autoconhecimento e a criatividade, através de jogos cênicos, improvisações e números cômicos.
Essa oficina propõe desenvolver de forma prática alguns dos fundamentos essenciais da técnica da palhaçaria, possibilitando que os atores compreendam princípios básicos da relação do palhaço e continuem desenvolvendo um trabalho artístico nessa área.
Danças Dramáticas Brasileiras
Ministrantes: Hugo Souza
A oficina de danças populares com foco no trabalho corporal e no jogo cênico, tendo como base manifestações populares como Maracatu, Frevo, Coco-de-roda e Cavalo- Marinho, onde se aprende algumas movimentações das danças relacionadas a essas tradições, e também, a partir de estímulos de jogos cênicos comum às tradições, desenvolve-se um novo vocabulário corporal adquirido pelo treinamento das danças.